Saber reconhecer sintomas de ansiedade é muito importante para que você possa usufruir de bem-estar em sua rotina ao conseguir controlar a situação.
Pensando nisso, trouxemos informações de sintomas físicos e psicológicos de ansiedade, bem como, dicas de como controlar esses sintomas. De modo que, você possa ter bons resultados na recuperação de sua qualidade de vida e a partir de então, possa conviver com a ansiedade sem que ela controle seu comportamento.
7 sintomas de ansiedade para ficar de olho
Muitas pessoas associam ansiedade somente ao comportamento mais acelerado. Todavia, existem vários sintomas de ansiedade para ficar de olho. Por isso mesmo, é importante saber reconhecer cada um deles para que você adote os cuidados necessários caso esteja sofrendo de ansiedade. Confira a seguir:
1. Preocupação excessiva
Toda pessoa se preocupa com o futuro, mas o ansioso sofre com a preocupação excessiva que o limita de viver o cotidiano e o presente.
Por isso mesmo, se você percebe dificuldade de se concentrar no hoje, tendo contínuo pensamento no futuro, é um sinal de alerta de um sintoma psicológico de ansiedade.
2. Bruxismo
O bruxismo, que é o hábito de apertar os dentes que causa dor de cabeça e dores nos próprios dentes, está intimamente relacionado à ansiedade.
Pessoas ansiosas acabam apresentando sintomas físicos, que podem ser dores musculares, bruxismo e uma série de outros sintomas de ansiedade que iremos te revelar ainda.
3. Falta de ar
A pessoa que sofre com ansiedade pode ter além de tensão muscular a sensação de falta de ar. Em muitos casos, também manifesta palpitação e aceleração da frequência cardíaca.
Não é raro que os sintomas sejam confundidos com problemas cardíacos levando a pessoa ao pronto socorro.
4. Inquietação física
A pessoa que sofre com ansiedade em muitos casos é inquieta. Afinal, a ansiedade motiva o corpo a balançar a perna, falar rápido, andar mais rápido que a média.
E isso acaba desencadeando a sensação de não pertencimento e dificuldade de concentração para tarefas que demandam quietude. Portanto, é difícil estudar, por exemplo.
5. Insônia
A preocupação contínua acaba afastando o sono no horário de dormir e a pessoa fica imaginando inúmeros cenários problemáticos.
A insônia acelera a ansiedade e acaba dificultando o tratamento. Nesses casos, é útil adotar como cuidado uma rotina de relaxamento antes de dormir, incluindo chás, luz baixa, eliminação de telas e até meditação para acalmar e ajudar a dormir bem.
6. Dor de cabeça e diarreia
Quando a pessoa sofre com ansiedade causada por um episódio específico, como a apresentação de um TCC, é comum ter dor de cabeça e diarreia.
Esses sintomas tendem a passar logo após controlar a situação. Afinal, a ansiedade desaparece após perceber que a situação não é tão amedrontadora quanto na sua imaginação.
7. Medo intenso
A sensação de medo intenso é comum naqueles que sofrem de ansiedade. É importante perceber que o medo é muito mais intenso que a situação que desencadeou o sentimento.
Por isso mesmo, é útil acompanhar a situação e procurar ajuda médica caso o medo seja constante. Uma vez que, pode acabar se transformando em crises de pânico.
Aproveite que agora você já sabe quais são os principais sintomas de ansiedade para reconhecer seu comportamento e procurar ajuda.
Como lidar com sintomas de ansiedade?
Quem sofre com sintomas de ansiedade pode recorrer às técnicas de respiração, visando contornar o problema.
Assim como, é interessante ter o cuidado de procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra caso tenha crises constantes. De modo que, possa restabelecer seu bem-estar e evitar que as crises tomem conta de sua rotina.