Não sabe a diferença entre ansiedade ou transtorno de ansiedade? É muito comum que as pessoas acreditem que é a mesma coisa, quando na realidade, existem diferenças significativas.
Por isso mesmo, é interessante ter cuidado para identificar o que é ansiedade ou transtorno de ansiedade. De modo que, possa reconhecer a diferença caso precise de ajuda.
Afinal, os casos de transtorno demandam a busca por auxílio profissional, visando restabelecer a qualidade de vida e o bem-estar a partir dos cuidados necessários para tal.
Entenda a diferença entre ansiedade e transtorno
Existe uma profunda diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade: o primeiro é um sentimento natural que todas as pessoas experimentam na vida e o segundo causa sofrimento.
É plenamente possível conviver com momentos de ansiedade, entendendo que eles passam e que são comuns para todas as pessoas. Já o transtorno que altera a qualidade de vida requer buscar ajuda profissional.
Portanto, é importante aprender a diferenciar o que é ansiedade e o que já é caso de transtorno, para que você procure ajuda no momento correto, confira a seguir as diferenças.
Como identificar quando é sentimento e quando é um problema?
Ansiedade é um sentimento normal, que acontece quando a pessoa tem alguma situação diferente em sua vida. Por exemplo, na hora de apresentar um TCC, fazer um lançamento ou qualquer coisa diferente do habitual, que gera suor nas mãos, desconforto no estômago.
Essa sensação de ansiedade é normal e esperada. Todavia, quando essa sensação não passa e se mostra de forma constante na vida da pessoa é natural que se torne um desconforto, causando limitações na qualidade de vida de quem está passando pelo transtorno.
Portanto, dormir e acordar com ansiedade não é normal e é um indicador de que você precisa procurar medidas para controlar esse processo. Afinal, você precisa cuidar da sua saúde mental para evitar problemas que limitam a sua qualidade de vida.
É possível conviver com a ansiedade, mas o transtorno precisa ser tratado
Toda pessoa se sente ansiosa em algum momento da vida, isso é um fato e algo totalmente esperado. Todavia, é importante perceber que, o transtorno de ansiedade limita a qualidade de vida.
Se você tem crises de ansiedade, percebe que sente falta de ar e deixa de fazer atividades por causa das crises é importante procurar ajuda. O transtorno consiste justamente em perceber que suas emoções estão limitando a sua qualidade de vida.
O ideal é que a ansiedade ocorra em momentos pontuais e acabe ao ter a situação desencadeadora solucionada. Se a ansiedade é um sintoma diário que acaba limitando sua vida, já existe um transtorno que precisa ser tratado.
Procurar ajuda para controlar os sintomas é fundamental
Procurar ajuda quando você percebe que a ansiedade está limitando sua rotina é fundamental. Assim, você encontrará técnicas que vão auxiliar a combater o problema e garantir a recuperação de sua qualidade de vida.
Afinal, o mais importante é que seus sentimentos não atormentem sua rotina! Ter ajuda é fundamental para que sua vida não seja atrapalhada por sentimentos que não estão sendo bem resolvidos.
Portanto, em caso de suspeita de transtorno de ansiedade é sim indicado procurar ajuda e identificar gatilhos. Bem como, aprender ferramentas necessárias para que possa lidar com tais gatilhos.
Transtorno de ansiedade sem tratamento pode agravar
Procurar ajuda para tratar é importante principalmente devido ao fato de que transtorno de ansiedade sem tratamento pode desencadear síndrome do pânico e outros quadros graves.
Portanto, aqueles que não tiveram o cuidado de identificar um problema e buscar ajuda logo acabam limitando sua própria vida. É importante que a intervenção positiva contribua para restaurar sua rotina.
O ideal é sempre dar aos sentimentos a importância que eles de fato possuem. Assim, você pode cuidar de sua vida sentimental e refletir bons resultados em sua qualidade de vida.
Afinal, os sentimentos impactam a vida de toda pessoa, mas é preciso estar vigilante. É importante pedir ajuda quando a saúde mental não está indo bem conforme o esperado.