Já se questionou qual a relação entre ansiedade e memória? A maior parte das pessoas desconhecem essa íntima relação que afeta a qualidade de vida de todos que sofrem com a ansiedade como parte do dia a dia.
Tendo em vista que, a ansiedade prejudica a memória causando lapsos de memória, que são comuns em jovens que se pegam sem entender o motivo que causa a perda de memória repentina.
Nós vamos te explicar um pouco mais sobre ansiedade, estresse e memória, para que compreenda todos os detalhes e consiga entender como a sua memória de curto prazo pode estar sendo afetada.
O estresse crônico e a ansiedade prejudicam a memória
Não é preciso ser nenhum grande cientista para se lembrar de um momento em que você teve um pico de ansiedade apresentando algo e na sequência, teve um “branco”.
É muito comum ate mesmo que as pessoas fiquem ainda mais ansiosas por causa desse branco que acontece quando estão apresentando uma ideia importante para os demais. Afinal, querem transmitir uma ideia com clareza e não conseguem por causa do branco.
E isso faz a pessoa se sentir impotente, ter receio da avaliação do outro e consequentemente, aumenta ainda mais a ansiedade percebida durante a experiência. Portanto, é possível perceber na prática que o estresse e ansiedade causam lapsos de memória.
Privação de sono causada pela ansiedade afeta a memória
Outro ponto importante na relação entre ansiedade e memória é que, a privação de sono é comum nas pessoas ansiosas. Afinal, a ansiedade causa insônia. E nesses casos, a privação de sono pode ser a responsável por ocasionar a falha da memória.
Portanto, mesmo que não seja de modo direto, a ansiedade ocasiona falhas da memória e com isso, você terá problemas no dia a dia. Uma vez que, essas falhas repercutem em dificuldades ocasionadas por simplesmente não se recordar das informações necessárias para cumprir suas funções.
Ansiedade atrapalha a capacidade de concentração
Se você quer lembrar de uma informação, é importante se concentrar no momento em que esses dados estão sendo transmitidos para você. Caso contrário, terá maior dificuldade de absorver a informação e consequentemente, isso vai dificultar o futuro uso dos dados.
Portanto, a ansiedade atrapalha não só a capacidade de absorver o conteúdo e memorizar, como também causa falhas na memória quando está buscando tais informações.
O que acaba comprometendo muitos jovens em momentos de prova, apresentação e pode ser um grande problema com o passar dos anos. Afinal, acaba afetando negativamente a capacidade de usar informações em seu benefício.
Faça exercícios para controlar a ansiedade
É importante perceber que a ansiedade e a memória estão ligados, para que você possa usufruir de técnicas para controlar esse problema. De modo que, você use todos os recursos possíveis para controlar essa situação.
O ideal é que você faça exercícios de respiração para que possa controlar a ansiedade e consiga se favorecer. De modo que, possa melhorar a sua memória e evitar ter problemas no dia a dia com falhas.
Além de fazer exercícios de respiração, é interessante ter o cuidado de usar chás calmantes e fazer atividade física para que possa ter mais qualidade de vida, reduza a insônia e possa controlar a ansiedade.
Portanto, vale a pena ter consciência sobre a relação entre ansiedade e memória para que possa ter bons resultados. Aproveite as dicas e beneficie sua saúde mental.